Biografia
Hernâni da Silva Mudanisse (nascido à 15 de Novembro de 1989) é um songwriter, produtor e rapper moçambicano com queda para os géneros Hip-Hop e R&B.
Graças às suas tardes borings quando mais novo, descobriu a paixão pela música e é agora considerado um dos melhores no país devido aos seus freestyles e músicas, que sempre trazem algo de diferente, engraçado, comovente ecriativo. É frequentemente convidado aos maiores show de Hip-Hop e para participar em várias músicas tornando-lhe um dos artistas com mais participações no país. É também irmão da grande cantora/rapper Dama do Bling.
Hernâni iniciou a sua carreira em 2003 com os seus 14 anos, onde juntou-se à 360 Graus (grupo de Hip-Hop de renome, considerados os pioneiros do Rap comercial no país) onde faziam parte artistas como: Mic B, Ell Puto, Dynomite, Denny OG, Suky, Bala de Prata, Dygo Boy, Julie, Chamil, F Cash e LayLizzy, tornando-se o rapper mais novo do grupo e quiçá da cidade.
Algum tempo depois, formou-se um sub-grupo dentro da 360 Graus denomidado Young Sixties, constituída pelos membros mais novos do grupo (Ell Puto, F Cash e LayLizzy) que por vários anos dominou o mercado dos mais novos com as suas músicas bounce e românticas. Uma espécie de boy band moçambicana de Hip-Hop.
Depois de várias músicas e álbum do grupo, no início de 2007 lança o seu primeiro som à solo denominado Jump!
A música teve um impacto muito positivo na comunidade Hip-Hop garantindo radioplay no programa Hip-Hop Time (na época, o único programa de rádio de Hip-Hop no país), onde detectou-se nela, o dote em Hernâni para o Hip-Hop mais inclinado para os punchlines.
Foi desde então, que as participações se exponenciaram até os dias de hoje, por quererem ouvir aquelas ideias que só ele tem, tendo já participado em músicas de vários artistas nacionais e lusófonos como Ace Nells, Ayton Sacur, Azagaia, Bander, Cage One, CFKappa, Classic La Familia, Dama Do Bling, Damani Van Dunem, DJ Beatkeepa, DJ Damost, DJ Dilson, DJ Elex, DJ Faya, DJ Soneca, Duas Caras, Francis, G2, Gabriela, GPRO, Hermínio, Hot Blaze, LayLizzy, Kalibrados, Kloro, Magnézia, New Joint, Nikotina KF, NRA, Os Do Momento, Raiva, Ready Netro, Rolex, Rich, Sameblood Os Primos, Slim Nigga, Sweet Boys, Trio Fam, Twenty Fingers, Xtaka Zero, Ziqo, entre outros.
Em 2008, lança o seu primeiro vídeo Minha Colega, que é uma das músicas que mais o popularizou. Desde então, já com uma fanbase maior e sem dúvidas do seu talento, foi lançando mais singles até ao presente, e alguns dos seus vários sucessos incluem: 2011, Música de FDS, Ex-Favorita, WhatsApp, One Ziqo Song, Leva Meu Cartão, Escova ePensamento Dum Egoísta.
Desde 2003 que, para além de músicas, tem lançado várias mixtapes, onde a maioria das músicas são remixes/freestyles. Este hábito também lhe trouxe grande relevância no game e no mercado lusófono, com especial atenção aos sucessos: Mixtape 2010, PQSP, Melhor Que Agora, Kemosabe, Música de Amor, Fã #1, Comé, Hustle Hard, Happy Birthday, Commas e Save as Mudanisse.
Em 2013, lança o seu primeiro CD físico. Um Single/EP intitulado Hernâni contendo 9 músicas.
Em 2016, lançou juntamente com outro Rapper Moçambicano, Slim Nigga, um CD intitulado Pontas de Lança contendo 18 músicas, incluindo os sucessos Maquinag, Garfo e Faca, SADC e Pontas de Lança.
Depois do desaparecimento dos 360 Graus em 2007, a febre volta em 2015 com a criação por parte de Ell Puto e LayLizzy, e inclusão do mesmo no agrupamento Sameblood Os Primos, grupo constituido por mais de 10 artistas, a maioria já com bagagem no mercado musical. Desde lá, lançaram dois projetos Os Primos e La Familia e são considerados o maior movimento de Hip-Hop nacional atual com sucessos como: Vai Menininha, Dumskie, Aqui Ninguém Me Dá Viagem, TCTCD, Mô Way e Full Flow.
Para além de já ter ganho Música popular do ano numa das maiores rádios locais, Já foi nomeado uma vez para os Vodacom VibraToques Awards e para os Mozambique Internet Music Awards, várias vezes para os Mozambique Music Awards e já teve a oportunidade de representar o país em Angola pro lançamento do CD do DJ Soneca, e emQuénia para terceira época do Coke Studio Africa.
Hernâni já conheceu 70% do seu país como cabeça de cartaz de shows graças aos seus sucessos, participou em grandes eventos como: Show de Celebração da Independência Nacional, Tournée dos artistas Bow Wow, Fat Joe, 50 Cent, AKA, Team de Sonho e NGA em Moçambique, Festival GoTV, Festival AZGO, Festival do Pandza, Tournê Coca-Cola World Cup e mais.
Apelidado como o Melhor Rapper de Moçambique por muitos, Hernâni já teve a honra de ser elogiado por grandes músicos lusófonos como Sam The Kid, Duas Caras, Anselmo Ralph, Regula, Dji Tafinha, entre outros.
Comentarios: